Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de agosto de 2015

Quem está por detrás da "2ª feira negra"? (1)

Contrariando as intenções malévolas de alguns comentadores desqualificados, vários economistas têm vindo a salientar, desde a “2ª feira negra”, que a desvalorização da moeda chinesa não contribuiu para a queda dos preços nos mercados mundiais e que as autoridades chinesas decidiram aplicar uma taxa de referência diária de negociação orientada para o mercado, pretendendo ir no sentido de uma taxa de câmbio flutuante como um esforço do país para melhor reflectir a evolução do mercado global.
A China não está na origem da volatilidade financeira global, como poderá ver aqui.
Os mercados de acções em Nova York, Tóquio e Europa têm flutuado desde 20 de Agosto, quando tiveram fortes indícios de que a Reserva Federal dos Estados Unidos planeava elevar as taxas de juros e fazer regressar a economia dos EUA para uma política monetária mais normalizada. A súbita desvalorização do yuan, no entanto, só se deu 10 dias antes do início dessas oscilações, e não deve ser responsabilizada como rastilho para a queda de preços.
Os preços do petróleo caíram também sob os efeitos de um dólar mais forte. A flexibilização da política monetária pelo BCE e Banco do Japão têm alimentado ainda mais a valorização do dólar.
A elevação esperada das taxas pelo Fed também tem retirado capital de mercados emergentes e reduzido as reservas cambiais destes. O tenge do Casaquistão, o baht da Tailândia e o dong vietnamita desvalorizaram-se de forma significativa face ao dólar desde o início do ano, com quedas de valor acentuadas na última quinzena.
Segundo o economista-chefe para a Ásia da
Mizuho Securities Asia Ltd, Shen Jianguang, "o yuan, usado livremente, apoiará a moeda nos seus esforços para se juntar ao cabaz de Direitos Especiais de Saque do Fundo Monetário Internacional, cujas reformas estarão em revisão final em Novembro", e que ”a turbulência no mercado mundial foi em grande parte causada por condicionalismos da moeda norte-americana e pela antecipação da subida das taxas de juro , e que a desvalorização do yuan não deveria ser vista como  bode expiatório. "
O Primeiro-Ministro Li Keqiang disse na passada terça-feira que não via mais razões para que prosseguisse a desvalorização do yuan, e que a taxa de câmbio será mantida basicamente estável. "Também é errado interpretar a depreciação como uma" guerra cambial competitiva "," insistiu Shen, acrescentando que, na opinião da maioria dos economistas, as preocupações globais sobre a saúde da economia chinesa tinha sido exagerada.
“ As decisões políticas da China até agora têm sido prudentes, a quantidade de oferta monetária razoável, e do país de investimento, o comércio e a balança internacional de pagamentos são estáveis. Assim, os riscos económicos e financeiros ainda estão sob controle", disse
Ding Zhijie, assessor do presidente da Universidade dos Negócios e Economia Internacionais, de Beijing.

1 comentário:

  1. Como com a politica e economistas sou desconfiada pensei: isto trás água no bico e claro, acertei!

    ResponderEliminar