Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O Tweeter matou o jornalismo na guerra da Siria?

JPEG - 95.2 Koen. No canto superior esquerdo, o "jornalista" Hadi Abdullah (que faz pose com o seu amigo Al-Muhaysini, líder da Al Qaeda). No canto inferior direito, o "jornalista" Bilal Abdul Kareem. Sobre estes dois deve ler: https://legrandsoir.info/bien-pensance-rsf-et-la-ville-de-bayeux-remettent-des-prix-a-des-journalistes-amis- d-al-qaida.HTML
 



Esta é a pergunta que Ramzy Baroud, do Palestina Chronicle nos coloca, agora que a libertação de Aleppo revelou tanta mentira anteriormente propagada para nos convencer do que, afinal, veio a carecer de qualquer base de sustentação documental, de qualquer tipo que fosse, e que assentou em frases espalhadas no tweeter, supostas declarações individuais de pessoas desinseridas dos meios, que “aparecem” para o microfone, de imagens falsificadas ou retiradas de outros contextos.

O jornalista palestiniano refere declarações de um repórter veterano de guerra Robert Fisk como desenvolve o seu argumento no banco de Aleppo na "visualização" do vídeo, entendemos a quase impossibilidade de cobertura da mídia a guerra na Síria.

Em um artigo publicado recentemente no jornal britânico The Independent site, Fisk traça um paralelo com o assento, elevação e massacres atrozes dos nazistas em Varsóvia, Polônia, em 1944. terrivelmente alto custo desta guerra leva a Francês rejeitar a afirmação de que este cerco de Aleppo é "o pior massacre desde a segunda guerra Mundial."

"Por que não vemos combatentes rebeldes, como nos filmes de Varsóvia? Por que não falar de sua filiação política, como é feito nos tiros de Varsóvia? Por que não vamos ver o equipamento "rebeldes" militares -, bem como alvos civis - atingido por artilharia e ataques aéreos como vemos nos noticiários poloneses? "Ele pede, em seguida, mostrando o que ele percebe como uma comparação falho.

Fisk não duvidava de que as imagens de crianças mortas e feridas Aleppo Médio são verdadeiras; seu argumento se opõe principalmente a cobertura da mídia unidirecional, a demonização de um lado, enquanto o outro é isenta de críticas.

JPEG - 95.2 Koen superior esquerdo, o "jornalista" Hadi Abdullah (que levanta com seu amigo Al-Muhaysini, líder da Al Qaeda). Inferior direito, o "jornalista" Bilal Abdul Kareem. Sobre esses dois deve ler: https://legrandsoir.info/bien-pensance-rsf-et-la-ville-de-bayeux-remettent-des-prix-a-des-journalistes-amis- d-al-qaida.html

Eu sempre acho que comparar massacres - descobrir o que é pior - é de mau gosto, mesmo desumano. O que é, exceto para mitigar os efeitos de uma tragédia, para compará-lo com outra supostamente mais trágica? Ou, como o francês, talvez exagerando o número de mortos é usado para criar o tipo de medo que muitas vezes leva a empreender ações militares políticos e imprudente?

França e outros países membros da OTAN têm usado repetidamente essa tática várias vezes no passado. Além disso, esta é a forma como a guerra contra a Líbia foi inventada, supostamente para afastar o "genocídio" Tripoli iminente e o "banho de sangue" em Benghazi. Os norte-americanos têm usado durante a guerra do Iraque, de forma brilhante. Os israelenses avançaram em Gaza.

Na verdade, a intervenção dos EUA no Iraque sempre foi ligado a um tipo de ameaça global imaginário, não surpreendentemente, nunca foi comprovada. O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair estava tão ansioso para tomar parte na conquista do Iraque em 2003, que fabricou em 45 minutos informações  de que o Iraque, sob Saddam Hussein, estava quase a obter armas de destruição massiva.


Os EUA fizeram melhor: foi recentemente revelado que os EUA haviam contratado uma empresa com sede em Londres, a Bell Pottinger, para criar vídeos falsos da Al Qaeda e fazer relatórios que parecem ser de meios de comunicação social verdadeiros.

Estes vídeos de propaganda foram "aprovados pessoalmente" pelo comandante da coligação, dos Estados Unidos no Iraque, general David Petraeus, assim como o site informativo Salon bem como outros sites como foi revelado.

Nós ainda não sabemos o conteúdo de vários dos vídeos, nem como este equipamento, que custou 540 milhões de dólares,para os contribuintes americanos tem influenciado os acontecimentos e a nossacompreensão deles.

Dado o elevado custo financeiro e o facto e que a empresa tem trabalhado directamente do "Camp Victory" em Bagdade, "ombro a ombro" com importantes funcionários dos EUA, só se pode especular sobre a importância de manipulação de espectadores e leitores durante todos estes anos.

Pior, se o associarmos com o facto e que a razão para a guerra era uma mentira, e que Donald Rumsfeld, então secretário de Defesa, não tinha a intenção de informar os jornalistas sobre o que estava realmente a ocorrer no terreno e que inúmeros jornalistas tinham concordado em ser "incorporados" nas forças americanas e  britânicas, a dimensão da distorção da cobertura mediática ainda se agrava. Sendo então de perguntar se qualquer coisa real nos foi relatado do Iraque.

Mas, contudo, sabemos que centenas de milhares de pessoas morreram durante esta aventura militar desastrosa, que o Iraque não fica melhor, e que milhares de pessoas irão ainda morrer, porque é isso que acontece quando países são invadidos, desestabilizados, costurados à pressa apenas para serem abandonados à sua sorte.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário